Notice (8): Undefined variable: news [APP/View/Themed/Default/Layouts/default.ctp, line 49]"> Notice (8): Undefined variable: news [APP/View/Themed/Default/Layouts/default.ctp, line 53]http://www.arqueologia-iab.com.br/News/view/">

Entretenimento

Arqueologia Pública em Jogo


A Arqueologia Pública é uma proposta de socialização do conhecimento gerado pela Arqueologia. Surge como uma manifestação das atividades relacionadas à Educação Patrimonial voltada para os “ produtos” da Arqueologia Preventiva. Independente dos debates sobre quais sejam seus objetivos, metodologias e abordagens; é uma área que permite o diálogo entre o cientista e o leigo através de objetos intermediários, como cartilhas, vídeos e também Jogos Virtuais.

O contato com o objeto patrimonial neste contexto é considerado significativo a partir do momento em que refletimos ser a Arqueologia a ciência que traz o conhecimento à luz, de modo simples – o objeto cultural materializado quando é encontrado, fala por si.

O contato entre o mundo acadêmico e a sociedade comum – levar às comunidades o conhecimento como forma de devolução sociocultural das pesquisas realizadas - é hoje uma política de suma importância. Em especial, por criar contextos para a aprendizagem e para reflexões, acerca não só da prática arqueológica como de temas como patrimônio, memória, identidade e cidadania.

Nossa página de Entretenimento se propõe a ser um desses espaços quando permite que através de jogos virtuais pessoas leigas possam acessar informações ligadas às praticas da Arqueologia.

Divirta-se e aprenda!

Configurações necessárias para jogar:

Navegadores: Google Chrome 33 ou superior, Mozilla Firefox 27 ou superior e Internet Explorer 9 ou superior. Versão do Flash: 12 ou superior.

Mais Jogos

<<
Jogo Da forca

O clássico jogo de entretenimento aborda temas relacionados à arqueologia de campo. O objetivo é apresentar ao público objetos e utensílios utilizados pelos profissionais de arqueologia nas atividades cotidianas de campo.

O jogo é composto por 20 fases subsequentes. Em cada uma o jogador tem que descobrir uma palavra. Deve-se tomar cuidado. Cada erro cometido contribui para “enforcar “ o personagem. Ah! Cuidado com o tempo.

Arqueologia em Jogo

Arqueologia em Jogo é um game, elaborado com o objetivo de popularizar o conhecimento da arqueologia, junto ao público leigo, de forma lúdica e prazerosa. Além de proporcionar conhecimentos sobre o tema, pretende despertar a curiosidade sobre os povos formadores da nossa cultura, através da descoberta dos vestígios por eles deixados nos sítios arqueológicos.

Seja o arqueólogo! Escave você mesmo!

Resulta de uma parceria firmada entre o IAB e a Even Empreendimentos Imobiliários para o desenvolvimento de um Programa Integrado de Arqueologia e Educação Patrimonial executado na Rua dos Inválidos 123, Centro do Rio de Janeiro.

Jogo da Memória

Conhecido por todos os apaixonados por jogos. Foi reelaborado para entreter e informar de forma lúdica e prazerosa sobre os saberes da arqueologia. Tem por objetivo a memorização dos objetos arqueológicos mostrados nas cartas. Cada carta expõe a fotografia de um ou mais artefatos de classes diferentes de material arqueológico. As cores respeitam as classes a que pertencem os objetos.

Pode ser jogado em até cinco fases com níveis de dificuldades diferentes e que aumentam gradativamente. Deve-se tomar cuidado com o tempo, pois se o mesmo acabar, o jogo termina e o jogador volta para a fase inicial.

>>