IAB celebra 58 anos de atividades!

 

HOJE, o Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB comemora 58 anos de Dedicação à Preservação do Patrimônio Arqueológico Nacional.

O IAB, que tem como MISSÃO Institucional a Pesquisa, o Ensino e a Divulgação da Arqueologia Brasileira, aprimorou-se, cresceu na arqueologia acadêmica em décadas de pesquisas nas diversas regiões do Brasil e, nos últimos 20 anos, tornou-se referência na arqueologia contratual.

Implantou uma Educação Patrimonial com metodologia própria, mostrou como a Arqueologia é interdisciplinar. Que pode ser aprendida em todas as idades e em qualquer lugar, mesmo em um bairro desprovido de investimento público, localizado no município considerado por muito tempo um dos mais violentos do Brasil. Sim, o IAB tem, há mais de 50 anos, sua sede no bairro Vila Santa Tereza, na cidade de Belford Roxo-RJ (Baixada Fluminense), e há mais de 10 anos tem colaborado para que adolescentes carentes deste bairro (entre 14 e 18 anos) tenham acesso à cultura, ao meio científico, a seus primeiros ganhos financeiros e a oportunidade de entrarem na faculdade. Esse Projeto existe e tem nome, chama-se Pesquisador Curumim.

É impossível escrever sobre a trajetória e a importância do IAB sem escrever páginas e mais páginas, então segue abaixo um link onde informações retratam sobre a Fundação do Instituto e de sua Primeira Expedição Arqueológica, no ano de 1961.

http://www.arqueologia-iab.com.br/portfolios/view/192

Hoje, em razão de equipes encontrarem-se em campo, impossibilitando a reunião de todos os membros, comemorou-se, mais um ano, interativamente, com felicitações a partir de Belford Roxo-Centro do Rio de Janeiro-Vassouras-RJ.

 Embora diversos fatores, em especial o financeiro, reflexo direto da economia nacional, obstaculize um convite à Comunidade na qual está inserido - como o fazia em tempos idos - sua equipe mantém-se coesa e determinada a sustentar seus propósitos e superar, entre tantos já vivenciados durante sua trajetória, mais um momento delicado o qual exige muito mais que dedicação. Exige consciência plena da sua missão e foco na manutenção de seus objetivos.

Feliz Aniversário IAB!

 

Texto: Diego Lacerda e Antonia Neto

Fotos: Diego Lacerda e Denys Damasceno